segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sim, ao casamento de verdade.


Eu estive pensando hoje sobre casamentos, e penso: qual seria a formula de um casamento duradouro.
O "até que a morte nos separe" está cada dia mais distante da vida das pessoas que se casam e eu fico tentando entender o porquê.
O que estaria acontecendo com os casamentos do século XXI, as pessoas andam cansando tão rápido uma das outras, e trocam de marido, como trocam de roupa.
Mas se o casamento é um religião sagrada, unida por Deus, porque motivos seria tão frágil?
Tem coisas que eu realmente não consigo entender, embora eu queira muito. Eu sou uma pessoa muito complicada e um tanto quanto difícil, meus relacionamentos, ou melhor, as pessoas com as quais eu me relacionei, são pessoas que foram escolhidas pelo meu coração, e embora não tenha dado certo, eu continuo feliz por tê-las escolhido, pois em algum momento de minha vida, elas foram importantes e me acrescentaram.
Mas eu posso afirmar que nenhuma dessas pessoas seria a pessoa que me levaria para o altar, muito simples, namoro a gente termina, recomeça, até porque a gente namora pra isso, pra ver no que dá, pra ver se encaixa, pra ver se os defeitos do outro nos agrada ao ponto de conseguirmos dividir a vida inteira com essa pessoa.
Pra mim, casamento é algo sublime, é encontrar a pessoa que a gente tem a certeza de que a vida sem ela seria um pouco vazia.
Não casaria com alguém porque estamos no auge, ou porque ele é a pessoa mais poderosa do mundo. Se é pra casar, que pelo menos seja por amor, por muito amor.
Em sua ampla forma, pelo parceiro ser um bom companheiro, um bom amigo, um bom amante, uma pessoa digna, capaz, e que respeite, se respeite e me respeite. Seja leal, justo e digno.
E me faça ficar completamente apaixonada por ele, não nos primeiros meses, ou anos, mas sim a vida inteira. Me faça olhar pra ele mesmo que seja depois de 60 anos e ainda assim permanecer com a certeza de que não existiria nessa vida uma pessoa com a qual seria possivel partilhar essa grande jornada senão ele.
E é isso o que assumimos na igreja quando diante de Deus juramos amar e respeitar, "até que a morte nos separe".
Casamento é coisa séria, não deve ser banalizado.
Então esse texto de hoje eu dedico, ao casal que eu vejo que tem o maior e mais sincero amor do mundo, que mesmo depois de 60 anos permanecem juntos e apaixonados um pelo outro.
Que o amor deles sirva de exemplo pra mim, e pra todas as pessoas desse mundo.
Que Deus os abençoe e faça com quem vocês permaneçam sempre bons um para o outro, até que a morte os separe.

Uma linda bodas de diamante para os eternos apaixonados.
Edith Santana Moreira Castro e Manoel Santana Moreira.

Um comentário:

JJ disse...

Uma homenagem significativa, parabéns ao casal...