terça-feira, 18 de agosto de 2009

Milhões de estrelas brilhantes

Todos os dias meu avô e eu ficávamos deitados na praia a noite vendo as estrelas e ele sempre me dizia que todos nós teríamos nascido pra brilhar, e que na vida as vezes encontraríamos pessoas que iam querer fazer com que eu pensasse que a minha estrela não tinha luz, mas que eu não acreditasse porque eu era uma estrelinha linda e brilhante e que todos os meus sonhos seriam feitos verdade, mas um dia eu esperei e meu avô não veio, e no outro também não, com uns 7 anos a gente não consegue ter muita noção de tempo, mas eu sabia que tinha passado tempo suficiente para que eu sentisse falta do meu avô, ele nunca havia sumido tanto sem me dar notícias, e minha mãe entra, com os olhos vermelhos, e eu sentia que algo não estava certo, e ela me diz que meu avô teria viajado, e que ele não voltaria mais...
Eu não era tão ingênua assim e sabia que ela queria me dizer que meu avô tinha morrido, foi então que eu a interrompi e disse: "Mãe, agora ele virou estrela"...
Lembro que ela me abraçou e chorou, e eu chorei também, senti uma dor inexplicável pra mim, quando somos novos, não temos muita noção de sentimentos, mas eu chorei e senti que aquilo doía muito... Só que a gente cresce e as coisas começam a ter mais sentido na nossa cabeça, hoje eu sei que eu chorava porque me doía muito ter que imaginar que eu nunca veria meu avô, e durante muito tempo que morei no Sul eu continuei indo a praia sozinha e eu passei a ter um objetivo, eu procurava a estrela mais bonita e sorria feliz quando achava, me confortava pensar que meu avô agora tinha se transformado nela. Mas ontem a noite, eu fiquei sentada na minha janela eu busquei no céu a estrela mais bonita, e encontrei, e quando percebi eu estava chorando, mas dessa vez eu sabia o motivo era saudade, tanta saudade que nem dá pra mensurar... Sei que as pessoas não viram estrelinhas, era mais fácil se fosse, aprendi no colégio que estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma... e que a energia que sai dela é emitida por meio do espaço sob forma de radiação electromagnética, neutrinos e vento estelar. Mas acho tudo isso uma chatice e prefiro imaginar que as estrelas são as pessoas que a gente ama, e quem vão embora da terra pra brilhar no céu, a teoria do meu avô é muito mais bonita do que aquela que aprendemos na escola, e eu continuo acreditando que eu sou milhões de estrelas brilhantes e que a minha luz ninguém vai apagar...
E diante de toda essa saudade que senti peguei uma foto que havia eu e meu avô... ele sorrindo lindo e eu agarrada no pescoço dele, e sorri pois me lembrei do dia da foto, e beijei a foto tentado me lembrar de como era encostar o rosto na barba branquinha dele, e sentir o cheirinho dele de café... e assim adormeci... louca de saudade....

Nenhum comentário: