sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dia do pensamento livre

Hoje acordei com uma mensagem no meu celular que dizia que "HOJE É DIA DO PENSAMENTO LIVRE"...
Ah tá, pensamento livre aonde? desde quando somos livres pra pensar e tomar nossas decisões?
A sociedade impõe que tenhamos uma linha de pensamento comunitário e nós temos, devemos casar, engravidar, construir uma família feliz, tipo família de propaganda de margarina, temos obrigação de estudarmos pra sermos bem sucedidos, temos que votar, temos que ver a tv globo e acreditar no que eles dizem, e temos que casar com pessoas de sexo diferentes...
então aonde tá a minha liberdade de pensar? e de fazer valer meu pensamento? se tem mesmo o dia do pensamento livre não seria para comemorar o fato de pensarmos?
Até isso querem colocar na nossa cabeça, que somos livres, mentiraaa, não somos...somos programados até pra pensar, desde que nascemos já nos programam, nos batizam e colocam o nosso nome sem nem esperar a gente crescer um pouquinho mais pra decidirmos que nomes queremos... (hahaha tá exagerei, mas até que seria legal)... Usamos as marcas que estão em evidencia, usamos as jóias que aparecem com as atizes de tv, usamos a calça cós alto porque todo mundo da tv tá usando (eu particularmente acho horrível), e estou certa que muita gente também acha, mas usa, porque tá na moda.. rsrs ... tenta usar um vestido de bolinha que te chamam de cafona, tente não usar as joias que aparecem em caminho das índias que você é desatualizada... e assim se sucede, compramos geladeira brastemp porque é a melhor, compramos sabão em pó Omo porque é o melhor, bebemos coca-cola porque é a melhor bebida...e quando eu vou a um lugar e digo eu não bebo coca, falta as pessoas me matarem e dizem você é louca todo mundo bebe coca-cola... Porra desde quando eu sou todo mundo, eu convido em harmonia com outras pessoas, mas eu sou um ser singular, com minha forma de pensar, ser e agir... e tenho um pensamento livre... rsrsrsrs
Então hoje vamos comemorar o dia do pensamento livre? começaremos pensando que essa data de hoje é uma grande mentira.. e vamos questionar, nos questionar, sempre!

Um comentário:

Ricardo disse...

Parabéns pela reflexão. Acho que questionar é o primeiro passo em direção a um livre pensar. E, provavelmente, o dia foi criado para estimular esses questionamentos sobre todas essas "imposições" que a maioria das pessoas acaba aceitando como se realmente fossem imposições. Para o livre pensar é preciso se dedicar a esse caminho.
Pesquisei sobre esse dia (acho que é hoje, 14 de julho) e achei seu texto como resultado. Vi que já é um pouco antigo, então se você puder falar a sua visão de hoje sobre o pensamento livre ficaria interessante. Mudou nesses 4 anos?